Pensadores

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." (Mário Quintana)

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida." (Clarice Lispector)

Aprendi a aceitar minhas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de um criança. (Shakespeare)

sábado, 29 de outubro de 2011

Tudo passa, tudo passará!



Por vezes ou outra, me pego pensando em coisas que não devia. Talvez essas lembranças me acompanham e atormentam por serem marcantes demais, ou quem sabe eu seja fraca demais para controlar meus próprios pensamentos.

Por que a dor da partida é tão intensa?
Por que o fim de um grande amor é tão destrutivo, se amar é o sentimento mais puro que um ser pode sentir?
Por que ?

Tenho tantas perguntas... tantas dúvidas, e por vezes imagino se encontrarei todas as respostas...será que existem todas as respostas?

Quando sofri uma grande desilusão, acreditei com toda certeza deste planeta que nada no mundo faria diminuir esta dor. Mas estão eu descobri o tempo...

Com o tempo, a dor foi se dissipando.
Com o tempo, eu fui me descobrindo, me conhecendo...me encontrando.
Com o tempo, o amor foi se escondendo em algum cantinho bem lá no fundo, dando espaço para outros sentimentos e sensações.
Com o tempo, eu conheci a "saudade" !

O tempo provou que eu estava enganada em crer que duraria para sempre; seja o amor, ou a dor.
O tempo me ensinou que as pessoas mudam, e que é inevitável as mudanças e simplesmente impossível interferir nesta evolução interior de cada um.
O tempo me fez compreender que o nosso coração, por mais machucado que esteja, tema incrível capacidade de amar e se doar novamente, mesmo sem querer.

E o tempo me traz esta saudade as vezes, me lembrando quão bom foi amar e que o sofrimento é um preço pequeno que pagamos para sentir a magia do amor, este sentimento tão esplêndido, magnífico...desejado.

Não se esqueça jamais...

Não existe amor eterno, nem mal que dure para sempre. O tempo cicatriza todas as feridas.


"Tudo passa, tudo passará!"

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Abismo social!



Já parou pra pensar nas coisas que você tem valorizado com todo vigor e convicção ultimamente? Já se perguntou se está valorizando as coisas e as pessoas certas? Já questionou a ideia de você mesmo, não ter o mínimo valor, porque não valoriza? Já parou pra pensar?

Estava fazendo um trabalho sobre desigualdade social, e parei pra pensar sobre alguns fatores, os quais eu sempre soube de sua existência mas nunca parei para se quer pensar no assunto.

As pessoas dão valor cada vez mais ao superficial, e isso é uma grande perda interior. Nos preocupamos com a roupa adequada para ir a uma festa, se estamos bem vestidos, se não estamos repetindo uma roupa. Compramos acessórios desenfreadamente. Consumimos a cada vez mais, coisas que não tem a capacidade de preencher nosso vazio interior, e nem sabemos o porquê do vazio que nos preenche!

Isso é triste. A nossa sociedade moderna e descolada, é pré-potente, arrogante e egoísta demais para perceber a que pé a humanidade se encontra no conceito de consciência. Não nos damos conta da grandeza do buraco que criamos em nossos corações, da ponte que construimos entre nós e aquilo que realmente precisa ser valorizado...o que realmente importa.

Passamos a vida a nos preocupar com nossos próprios umbigos, como se o mundo girasse ao nosso redor, e esquecemos muitas vezes que a realidade vai muito além de tudo isso que vivemos dentro de casa, dentro de nossos próprios mundinhos miseráveis.

Criamos um mundo perfeito para nos proteger da dor, esquecemos do ditado que diz que o pior cego é aquele que não quer ver. E o que um dia foi necessidade de proteção, se tornou egoísmo e preconceito. Criamos rótulos e leis que nos separam da realidade do próximo. Ouvimos o grito, e ignoramos o pedido de socorro.

Muitos não tem um casaco para se aquecer numa noite de inverno, e morrem de frio por não terem uma cama e uma casa como abrigo.
Muitos não tem um prato de comida, e sentem a dor do ácido corroendo-lhe o estômago, e aos poucos os ossos se fazerem visíveis.
Muitos não tem nada, e você que tem comida, amor e roupa lavada, continua reclamando de tudo.


"Se as pessoas soubessem dar valor ao caráter, assim como dão importância a classe social, cor e beleza, talvez o mundo não estivesse a beira do abismo."


Pense nisso!

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Recordando...

Esta música me leva ao passado e me faz lembrar de boas recordações. Me traz a saudade de momentos que sinto vontade de repetir, exatamente como aconteceram. Espero que gostem.

Solidão.



O que é solidão ? Onde ela se esconde ? Como sentí-la ? Como saber que a está sentindo ?

Estas são perguntas e mais perguntas sobre um sentimento tão misterioso quanto a saudade, o medo, e até mesmo a compreensão.

A solidão não é um banco vazio num dia frio de inverno. Um caminhar desacompanhado. Uma lágrima compartilhada com o nada e o ninguém. A solidão não é nada disto. Procuro encará-la como uma descoberta. Todos nós somos solitários, basta descobrirmos este detalhe que faz parte de nossas vidas.

É um sentimento que vai além do coração, da mente... ela faz morada na alma, no âmago, no seu mais profundo "eu".

Há determinadas situações na vida que nos mostram presente a solidão. É quando você olha para frente, e ao enxergar um futuro inteiro, descobre que tudo só depende de você. É a descoberta que te pega de repente, te fazendo perceber que todos os seus sonhos serão carregados e realizados unicamente por você. É o entender que ninguém, além de si mesmo tem a capacidade para tornar seus sonhos e ideais reais, palpáveis, perceptíveis. É quando você entende que está sozinho para suas conquistas...você sempre esteve.

Sentir solidão não é algo particularmente ruim. Quando se sente solitário, se percebe a força interior que tem. Você descobre que os seus limites são infinitos...você sempre aguenta a carga, por mais pesada que ela seja. Você consegue passar pelas dificuldades sem saber como, e nem de onde vem a sua força, mas lá no fundo sabe que a fortaleza é você mesmo, porque és um ser completo e capaz se suportar por si só, as dificuldades impostas pela vida.

Então curta a sua solidão, no fim você descobre que nada é tão ruim quanto parece.

domingo, 23 de outubro de 2011

Decepção não mata, ensina a viver!



Decepção! Palavra forte, marcante e completamente frustrante...mas é a substância da qual a vida é feita, seria impossível fugir da decepção, seria desumano.

Há muitas maneiras de se decepcionar...pode ser o fim de um grande amor, de uma grande amizade, de uma verdade que até ontem era absoluta. Pode ser o fim de um sonho, de uma decisão, de uma ética, ou até mesmo uma ideia. São tantas as formas que encontramos para justificar a dor que sentimos quando nos decepcionamos, que se fosse falar sobre todas tornaria o texto prolixo e totalmente insignificante. Então, vamos falar sobre uma em especial, a mais comum, e a mais dolorosa pelo ponto de vista de alguns.

A decepção amorosa.

É muito doloroso perceber que quem amamos tem a capacidade de nos magoar...nos fazer sofrer, mas como sabemos, é inevitável causarmos dor pelo simples fato de sermos humanos. Estamos sujeito ao erro por característica, somos seres imperfeitos preparados e programados para errar a qualquer momento, e as vezes, as pessoas depositam uma confiança excessiva sobre nossos ombros esperando que não falhemos perante seus sonhos. Esperam o impossível.

A decepção não mata, ela ensina a viver. Ela te mostra que tanto você quanto o outro está na Terra para evoluir e aprender quais são seus próprios limites. Ela te ensina a não errar, ou pelo menos te faz não desejar o erro. E no meio de toda esta evolução, aprendemos a perdoar. Desenvolvemos o dom do perdão, o qual todos fomos privilegiados por Deus para carregar. Ele sempre soube que o perdão é o caminho.

É através do perdão que podemos recomeçar nossas vidas. É através do perdão que permitimos que recomecem. É através do perdão que nos livramos de toda culpa e dor por ter errado, ou por fazer errar. É preciso perdoar.

Nem sempre o recomeço que esperamos, é o recomeço que necessitamos. Você pode desejar recomeçar um antigo relacionamento. Recomeçar um amor adormecido. Recomeçar uma guerra. Mas o principal recomeço é a retomada da vida. Quando você pega as rédeas dos seus sentimentos, os controla e recomeça a vida, do zero! É preciso amor próprio e muita dedicação para não se perder ao longo de uma separação... uma encruzilhada. O medo de dias sombrios é grande, mas é necessário muita convicção e esperança de que tudo vai dar certo.

Então quando estiver perdido sobre a névoa carregada pela chuva e pelo medo, lembre-se, recomeçar é tudo, mesmo que o recomeço não seja o desejado!

Violet Hill

Para aquele dia chuvoso e as lágrimas da saudade daquele tempo distante contida...mais um dia chuvoso.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Insônia.



Não tenho dormido muito bem ultimamente, e confesso...isso está acabando comigo. Geralmente, após minhas horrendas crises de insônia, fico extremamente mal humorada e não raciocino muito bem no dia seguinte, devido as as pouquíssimas horas de sono que me são concebida.

Um dia, durante uma crise, levantei da cama e fui para a cozinha. Meu namorado ao sentir minha ausência, foi ter comigo uma prosa. Ele, que também tem dificuldade em dormir, me aconselhou fazer outra coisa para me distrair nos momentos de insônia, pois ficar na cama tentando dormir é o pior remédio. O resultado é apenas uma noite inteira rolando de lá pra cá, e adormecer ao nascer do sol.

Quem sofre deste mal sabe quão frustrante é!

Mas esta noite, foi diferente...

Em mais uma das tantas crises que tive, resolvi me distrair refletindo sobre minha vida.

Pensei sobre coisa que fiz e não deveria ter feito. Sobre coisas que fiz e NÃO deveria ter feito. Sobre coisas que faço hoje que podem, e com certeza mudaram o amanhã. Mas principalmente, refleti sobre mudanças que posso fazer do hoje, para que o amanhã seja como desejado.

Geralmente as coisas não saem como planejado, pelo contrário, mas talvez se eu fizesse algumas mudanças em minhas atitudes e palavras, talvez possa mudar pelo menos um pouco esta realidade.

Pensei também sobre a importância das minhas atitudes, em como elas influenciam a vida de terceiros, pessoas que muitas vezes eu não conheço e talvez não venha a conhecer.

Pensei sobre a atual situação do nosso país...

Não sou a melhor pessoa para falar de política, mas parei pra pensar e me lembrei das promessas que os candidatos a presidência do país fizeram nas eleições. E a principal, foi o aumento dos salários. Será mesmo que o problema é este? De quê adianta aumentar o salário apenas para o brasileiro ter condições de pagar os impostos que crescem também a cada dia? Desta maneira, a meu ver, o país continua no mesmo lugar. Nadando, nadando e morrendo na praia. Talvez, se ao em vez de aumentar o salário, diminuíssem os impostos, o Brasil evoluísse um pouco mais rápido. O problema, é que pagamos impostos absurdos pra cobrir dívidas externas, dívidas estas que já estariam pagas a muitos anos se não continuássemos sustentando vagabundos no planalto.

Já é hora de se fazer alguma coisa para mudar nossa realidade. De que adianta ficar reclamando na frente da televisão, sem fazer absolutamente NADA pra mudar a corrupta política brasileira?

Pensei sobre tantas coisas mais...

Ao refletir sobre tudo isso, tive uma visão diferenciada da insônia desta vez.

Talvez, este seja o momento reservado por algo maior para refletirmos sobre como estamos vivendo ultimamente, e quais as mudanças necessárias para um futuro melhor. Ou talvez, este tenha sido apenas mais um dos meus devaneios.


P.S. Queria poder capturar o sono como um saci, assim meus sonhos estariam seguros numa garrafa de vidro tampados por uma peneira.

Scow Patrol.

Eu adoro o som deles, e esta música em particular, é a minha favorita!

Espero que gostem.

sábado, 8 de outubro de 2011

Fases e Mudanças.



De uns tempos pra cá, tenho pensado muito sobre as mudanças que enfrentamos ao longo da vida.

Quando somos criança, é tudo tão simples, tão fácil de se resolver, os problemas, as dificuldades impostas pelo dia-a-dia. Afinal, quais problemas tem uma criança? A indecisão em jogar pique-esconde ou pular amarelinha?

É inevitável que mudemos com o passar dos dias, não há como parar o tempo e ser criança para sempre. Mesmo este sendo o nosso maior desejo, lá fora a selva continua, e o mundo gira, gira e gira.

Quantas vezes, diante a dificuldade você parou e pensou: "Queria voltar a ser criança, tudo era tão mais fácil na infância" ?

Quando somos criança o tempo se arrasta de tal maneira, que os aniversários se tornam a data mais esperada do ano, por tamanha demora. As brincadeiras são tão divertidas, pelo simples fato de estarmos entre amigos compartilhando algo. Fazemos arte o tempo todo, por medo da bronca e antecipação dos puxões de orelha.

Ser criança é a melhor fase e experiência que o ser humano pode passar. E infelizmente não dura para sempre.

Todos nós mudamos. Com o tempo vem as responsabilidades, os exemplos a serem passados e seguidos, as contas no fim do mês. Vem com a idade a imagem que você tem que passar para as pessoas, imagem esta que por muitas vezes você não é. Vem os problemas, as decisões, os investimentos.

Com o passar do tempo mudamos a maneira de pensar, de agir, as perspectivas de vida, o ponto de vista. Muda-se a paciência que chega de mansinho, o caráter que é moldado aos poucos, o modo como atuamos perante nosso próprio espetáculo deste teatro mágico que é a vida.

Alguns mudam pra melhor, outros pra pior, mas estamos mudando constantemente. Somos seres em mutação.

Há aqueles que perdem o caráter ao longo dos dias. Outros a sensibilidade perante o sofrimento alheio. E também aqueles que se tornam indiferente a tudo isso. Acredito que a indiferença seja a pior atitude.

Mudar não significa que você não tenha personalidade própria ou é superficial, se você muda pra melhor, está provando o bom coração que existe em você, mostra a todos que você tem plena consciência da sua missão na Terra, e que você está evoluindo durante esta sensacional aventura que é viver.

Então mude sempre pra melhor. Não perca a criança que existe em você!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Amor é fogo que arde sem se ver.


"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor? "

Piercing- Zeca Baleiro.

Essa música é muito boa!

Amor ou Amizade?



Por que será que nos confundimos tanto com estes dois sentimentos? Ou melhor, confundimos paixão e amizade!

Dizem que quando estamos apaixonados, é como se estivessemos doente, o corpo fica febril, o coração acelera, a dor nos toma conta e a cabeça, esta perde completamente a direção.

Mas amor não é assim.

O amor é tranquilidade, diferença, harmonia. É fogo que arde sem se ver...

A paixão é dor, solidão, tristeza. É escravidão, servidão, descontrole, desrespeito a si. É desconserto, desavença.

O amor vai muito além de qualquer sentimento negativo e destrutivo, ele é bom.

Amar não é querer o bem? Não é estar lá na felicidade, mas principalmente na tristeza? Não é cuidar e ser cuidado? Não é dizer quando está errado e o elogio ao acertar? Amar, não é ser amigo?

Quem disse que os amigos não amam ?

Amigo está lá para te ajudar a recomeçar quando uma paixão se vai. Está lá quando você cai e machuca o joelho, e sentir inveja por não estar enfaixado também. É ser verdadeiro, mesmo quando a verdade dói. É te perdoar, mesmo quando você o trocou por uma paixão que lhe virou a cabeça.

Os verdadeiros amigos estarão sempre ao seu lado, mesmo quando aos olhos de outras pessoas você não mereça. Ele estará sempre lá por você. E o amor, ele vem sempre, sempre acompanhado por um amigo. Aquele alguém que irá cuidar, acreditar, compartilhar.

Amar é ser amigo. E ser amigo...é amar!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Show de bola.

Muito bacana a música! Adorei!

Bullying!



O que é Bullying?

"Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato."


Você já sofreu algum tipo de bullying?

Vou contar a minha história.

Pra quem não sabe, me chamo Silvana, e tenho 19 anos. Sou uma jovem que procura hoje, aprender com os erros e as dificuldades. Mas nem sempre fui tão forte assim.

A um tempo, menos de um ano, eu sofri muito por causa de bullying. Em qualquer lugar que fosse, as pessoas comentavam como eu havia engordado. Até mesmo minhas amigas "brincavam" que eu estava gorda, me chamando de apelidos ofensivos como "baleia". Elas não sabiam, mas aquilo doeu demais. Eu entrei em depressão, parei de comer, cheguei a passar 3 dias inteiros sem comer absolutamente NADA. Desmaiava com frequência de fraqueza, não sentia vontade de sair da cama, passava o dia inteiro deitava. Minhas notas caíram na escola, tive muitas notas vermelhas e comecei a perder peso. Emagreci aproximadamente 20 kg em dois meses. Isso mesmo, 20 QUILOS! Ia ao médico, pelas doenças cronicas causadas pela anorexia. Meu corpo ficava inteiro gelado e com o tempo, não sentia mais fome. Ou sentia, e meu estômago já estava acostumado com a dor. Desenvolvi doenças cronicas como dor de cabeça, gastrite e também tive problemas nos rins.

Muitas pessoas não sabem disso, eu me envergonho muito, mas a hora de falar sobre o bullying é agora, e para começar, vou contar o que passei por experiência própria.

Hoje eu me alimento muito mal. Pensa que depois do tempo que passou eu me recuperei ? Não. Na maioria das vezes que como, é como se eu estivesse fazendo a coisa mais errada do mundo. O peso na minha consciência é muito grande! Eu preciso de tratamento psicológico. Afinal, não foi só meu corpo físico que ficou afetado com essa "brincadeira" das pessoas de colocarem apelidos. Nunca comia, e quando comia, ia pro banheiro logo em seguida!

Você pode não se dar conta, mas a sua atitude pode mudar completamente a vida de outra pessoa.
Você acha engraçado uma garota passar dias sem comer porque as pessoas acham que ela está gorda?
Você acha engraçado induzir alguém a depressão por brincadeira como destruir o psicológico dela?
Você acha engraçado um jovem passar a vida inteira sofrendo agressões físicas e verbais, e de repente ter um surto psicótico e matar uma escola inteira, e ainda se matar ?

Nada disso é engraçado. Você, quando pratica o bullying, muda completamente a vida de uma pessoa, e talvez mude para sempre, pois provavelmente esta pessoa nunca mais será a mesma.

Então pare e pense nas suas atitudes. A hora de falar sobre o bullying é agora. Fale você também!

Pra refletir.

Não há nada a ser dito, a música fala por si só.

Em algum lugar, Ele me ouve...



Dizem que os maiores poetas escreveram seus mais belos versos em meio as dificuldades, então se a tristeza de fato interfere de alguma maneira em minhas prosas positivamente, escreverei até que este sentimento tenha se esgotado por completo e o torpor tome conta do meu corpo e mente.

Hoje fui vítima de bulling, e fiquei mais abalada que o esperado. Então parei e fiquei pensando...

Decidi compartilhar aqui com vocês este sentimento, para que me livre dele através das palavras que aos poucos ira esvaziar meus pensamentos, deixando como principal consequência meu coração mais leve. Além do mais, tenho certeza de que muitos iram se identificar com o texto.

Hoje, usaram o meu nome da maneira mais baixa e mesquinha possível. Mentiram, difamaram e acabaram com a minha auto-estima. Eu fiquei pensando ... como alguém tem a capacidade de falar uma coisa dessas a meu respeito ? Como puderam me caluniar desta maneira? Como existem pessoas maldosas e venenosas a este ponto ? Como ?

O meu coração pede, anseia, implora por justiça...

Se de fato existe um Deus, e eu sei que existe, ele há de ser justo com aqueles que falam demais.

Se existe um Deus, ele trará aqueles que tomam conta da vida alheia, as devidas consequências de seus atos.

Se existe um Deus, ele punirá pelos olhos o invejoso, e pela língua, o autor das palavras maldosas e venenosas que está sempre ferindo alguém.

Se existe um Deus, sua mão pesará sobre a face daquele que carrega no peito um coração leviano.

Se existe mesmo um Deus, ele cuidará para que você pague por tudo de ruim que faz aqui na Terra.

Não deixe de praticar o perdão jamais, mas não permita que lhe pisem e cuspam na sua cara por sua boa vontade e coração generoso. Você é um ser humano, não um idiota, e ninguém tem o direito de fazer isso com você, nem mesmo seus pais!

Tenha paciência, a justiça de Deus não tarda, muito menos falha!