Pensadores

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." (Mário Quintana)

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida." (Clarice Lispector)

Aprendi a aceitar minhas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de um criança. (Shakespeare)

terça-feira, 17 de julho de 2012

Não entre pânico, é organico!



Como todos já sabem, gosto de temas polêmicos, então nada melhor pra dar o que falar do que a legalização da Cannabs Sativa, erva mais conhecida como "maconha".

Antigamente este tema era defendido por hippies ou rock star, mas agora o assunto mudou de forma e defensores, são eles três ex-presidentes latino-americanos, de cabelos brancos e ex-professores de universidades que encabeçam uma comissão de 17 especialistas: o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, do Brasil , de 77 anos, e os economistas César Gaviria, da Colombia, de 61 anos e Ernesto Zedillo, do México, de 57 anos.

A questão é: fumar maconha em casa ou na rua, deve se tornar legal (legalizado)?

Sobre a minha opinião, eu não preciso nem comentar. O álcool e o tabaco que são substâncias que ganham em disparada na questão danosa ao organismo, são legais. Por que a maconha não poderia ser legalizada? O que não é "legal" é polícia espancando o usuário, chamando de vagabundo e o caralho porque ele quis dar um "trago", curtir a onda e relaxar, sem prejudicar ninguém! Tenho exemplos vivos sobre o assunto, e posso dizer sem medo de errar que nunca vi um usuário de maconha roubar ou matar para usar. Cocaína, crack, heroína entre outras é outra coisa...são substâncias diferentes que causam efeitos e reações diferentes, então não igualem a erva.

Gastam-se bilhões de dólares por ano, mata-se, prende-se, mas o tráfico se sofistica, cria poderes paralelos e se infiltra na polícia e na política, o que me leva acreditar que a dificuldade em legalizar esteja relacionada a perda que os corruptos terão quando a droga mais consumida em todo o mundo for plantada em casa, sem a necessidade do tráfico e consequentemente a barganha que este faz por baixo dos panos pra vender "tranquilamente".

Com a legalização, menos pessoas morreriam no combate do tráfico, centenas de bilhões gastos anuais por governos de todo o mundo na repressão as drogas poderiam ser gastos em outras áreas( entre elas, saúde e educação), haveria redução na criminalidade, pois muitos crimes são cometidos para financiar o tráfico, haveria também menos presos por uso de drogas, permitindo assim mais espaço nas penitenciarias para bandidos realmente perigoso, entre outras consequências.

Os conservadores argumentam dizendo que a maconha faz mal para os pulmões, acarreta problemas de memória e, em alguns casos, leva à dependência, afirmando assim que esta não deve ser legalizada. Não digo que estão errados, realmente ela tem uma porcentagem danosa a saúde, mas cada indivíduo tem o direito de escolher o que quer para si, afinal habitamos um país livre, então se você acha que faz mal, não use!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Todos somos iguais, aceite nossas diferenças!



Primeiramente, gostaria que soubessem o que me motiva escrever um texto sobre um tema tão polêmico na atualidade mundial.

Não sou homossexual, e ainda assim sou livre de preconceitos e críticas sobre estes, por acreditar em valores que fogem à compreensão de certos indivíduos. Acredito que se envolver com alguém do mesmo sexo não seja um pecado, pois não há pecado onde há amor, e este sentimento se aplicado da maneira correta nas atitudes dos seres humanos, traria paz e igualdade.

Países mais evoluídos conscientemente, já ampliaram suas leis incluindo nestas os direitos de homossexuais, legalizando assim o casamento civil igualitário entre pessoas do mesmo sexo. Exemplos deste países são Holanda, Bélgica , Estados Unidos, Espanha, Canadá, África do Sul, Noruega, Suécia, entre outros.

Todas as crenças merecem respeito, mas estas não devem interferir no debate das leis civis. Se bem me lembro, o sistema político adotado pela Constituição Brasileira é a democracia, e não teocracia (sistema que impera no irã, onde homossexuais são condenados à morte por leis baseadas numa leitura fundamentalista do Alcorão).

Respeito todas as religiões, culturas, crenças, estilos de vida... sei que cada ser humano é um indivíduo único e não há ninguém idêntico a outro ser, e é exatamente por este ponto de vista que defendo com unhas e dentes a igualdade entre todos. Devemos respeitar as diferenças.

Há aqueles que acreditam que a legalização do casamento igualitário irá destruir a família, e se baseiam em argumentos sem fundamentos, mas digo-lhes com orgulho que a lei que legaliza este casamento só estará incluindo a sociedade, famílias que estavam excluídas até então. Todos temos o direito de ter uma família, amor, carinho e respeito, e famílias como estas poderão tirar milhares de crianças que são esquecidas pela sociedade em orfanatos que se encontram em decadência...crianças que merecem um lar, uma família e muito amor e carinho.

Deus não nos pediu muito, apenas que amassemos uns aos outros, e a negação desta lei por puro preconceito e ignorância viola os direitos humanos, e devemos lutar por nossos direitos.

Faça parte desta luta.

EU SOU A FAVOR DO CASAMENTO IGUALITÁRIO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Seus olhos.



Então ele a olhou, com olhos carregados de tristeza, carregado de tudo o que havia de ruim entre eles, como se de repente ele estivesse distante, imaginando tudo o que passaram, tudo o que viveram, o quanto se amaram.

Ele a olhou e naquele instante ela teve certeza que ele enxergava o fundo de sua alma, enxergava a tristeza, a mágoa, o rancor.

Ele a olhou no fundo dos olhos e segurou sua mão trêmula, pediu-lhe um último beijo sem ser o ultimo, mas o fez para castigá-la sem saber que de fato este seria o último. Ele não imaginava...não fazia ideia...ela não voltaria. Então ela o beijou, um beijo cheio de dor, sofrimento, medo, saudade do que viria...o que restava do amor. E antes de partir se virou, ele sorriu, mas seus olhos não revelavam sorriso, seus olhos estavam úmidos e não teve como esconder o medo de perdê-la. Naquele momento, ela soube que era o fim, jamais voltariam a se ver, e nunca mais se viram. Ela jamais voltaria.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Angústia.



Quando penso naquela noite, é como se tudo deixasse de fazer sentido, e os contos de fadas que tanto me contaram quando ainda era apenas uma criança se tivessem traçado em cima de farsas, mentiras, ilusão.

Será que de fato, o amor é o sentimento mais forte que existe? Ou este é apenas mais uma imagem que criamos para sentirmo-nos forte, encontrar uma espécie de refúgio...uma fortaleza que nos acolhe desse caos de sentimentos?

Sinceramente... nada mais sei. Me foge a capacidade de conciliar o real com o imaginário, o ilusório, as fantasias...

Me ensinaram desde pequenina que deveria encontrar um amor firme, que me protegesse e me trouxesse a tão desejada felicidade, mas ao contrário de tudo o que aprendi, o amor não era isso. Disseram-me que deveria buscar a minha meia laranja, e que com certeza a encontraria, mas quando a encontrei, passei por tantas coisas desnecessárias, coisas estas que poderiam ser evitadas se não tivessem me ensinado que este era o certo.

No fim, restou apenas a minha metade, sem suco, sem cor, restou-me apenas o bagaço dessa fruta doce e amarga ao mesmo tempo, que segundo dizem, fortalece. Restava solidão, angústia, medo de seguir em frente, medo de errar novamente...dor. E com tudo... apesar de tudo, restou saudade.

Naquela noite, quando me humilhei pela ultima vez ao perguntar se ainda me amava, para quebrar o castigo que a mim havia imposto...o castigo do silêncio...você simplesmente me olhou nos olhos e respondeu: "Amor não é tudo". Para os homens isso pode não ser tão intenso, mas para uma mulher, é como partir-lhe o coração ao meio e arrancar deste tudo de bom que o habita. Com isso, despertou em mim o rancor, o ódio, a angústia, e transformas-te uma mulher que um dia seguia doce em apenas mais um ser humano, do tipo que acorda pra vida, e leva consigo a maldade que esta carrega. Conseguis-te fazer de mim alguém que magoa, que pisa, que quebra, e que no fim, transforma outros corações em pedra, assim como fizeste com o meu.

domingo, 8 de julho de 2012

O Fim

O fim de um grande amor é realmente uma das coisas mais tristes que presenciei. Por vezes não gostaria de ter passado tanto apuro para que pudesse aprender pela dor, mas de uma maneira ou de outra, passei ! 
Não sei se algum dia irá ler as inúmeras cartas que lhe dediquei, sem ao menos citar seu nome, mas pelo menos desabafo aqui no meu canto pessoal, para que algum dia eu possa seguir em frente sem mágoa, sem rancor nem dor ao lembrar do passado.
Não digo que de todo foi ruim, houverão momentos de felicidade e paz, mas se formos somar ao todo, a tristeza ganha em peso pelo tempo que passamos juntos. As brigas, o desrespeito, a falta de consideração.
As vezes sinto saudade...
Sinto falta de quando viajávamos e ao longo do percusso eu seguia sem sessar acariciando-lhe os cabelos.
Sinto falta de quando permitia-me ser apenas uma garota de 18 anos e fazer birra para que você me fizesse vontades, que no fim, acaba cedendo as minhas artimanhas.
Sinto falta de dizer...eu te amo !
Mas não... nada disso faz sentido. Hoje eu sei que de nada adiantaria retomar o passado pelas mãos como se este fosse uma criança aprendendo os primeiros passos para poder lhe dar apoio, no final, as coisas seriam exatamente como foram. Não deu certo, iríamos cair no mesmo erro, mas desta vez com o coração carregado de mágoas e decepções irreversíveis.
Quando construímos a pirâmide do amor que nos une talvez até hoje, colocamos nesta tudo de bom que havia em ambos, mas para nos castigar de coisas desnecessárias fomos decaindo... tirando degrau por degrau, tijolo por tijolo. Um beijo antes de dormir, um dia sem fazer amor, uma noite separados, um eu te amo ! Com isto, destruímos o que de melhor havia entre nós, não soubemos regar a flor que havia nascido e aos poucos ela foi morrendo, sem que pudéssemos perceber,e quando por fim nos demos conta do que se passava já era tarde demais. O fim já se fazia presente e não havia mais como reatar, como ressuscitar o amor, pois este já havia partido seguindo sem direção, para vales que desconheço.
 O que nos resta é aceitar e seguir adiante, pois a vida acontece agora, e o que passou não tem concerto, só lembranças.


Espero que seja feliz.



Lola.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O futuro é logo ali!



Alguma vez já parou para se perguntar como será seu futuro? Acredito que sim, afinal eu mesma o fiz milhões de vezes, e no fim somos todos seres humanos, com medos, convicções, esperanças e preocupações semelhantes. Ninguém é exatamente igual a outra pessoa, mas também não somos tão diferentes como imaginamos, sempre encontramos pessoas em comum conosco, seja na musica, no sangue, no gosto, na literatura...nossos amigos, nossa família, quem escolhemos para conviver e fazer parte de quem somos.

Houve um tempo em que eu tinha uma mania extremamente irritante de planejar o futuro, eu dançava conforme a música para que lá na frente as coisas acontecessem da maneira que visualizei, mas como uma pedra no caminho, o amanhã sempre veio carregado de tombos e decepções. Foi quando compreendi, e as coisas começaram a fazer sentido.

O futuro não existe! Não é certo, não tem como prever nem planejar...ele simplesmente acontece, da maneira que você menos espera. As coisas nunca sairão como você quer, porque o plano já foi escrito no livro da vida, e seu diário não é você quem escreve, é Deus. Sem acreditar numa força maior que rege todas as coisas não teria como justificar esta falha nos planos que você faz, não haveria outra explicação razoável para amenizar sua tamanha decepção. Seu destino já foi traçado no arco do tempo, muito antes que você fizesse parte desta incrível aventura que é a vida.

O futuro está logo ali, em cara atitude, em cada palavra, em cada sentimento que você transmite. Está no passado em que você viveu e que no presente colhe o que plantou, sejam boas sementes, ou aquelas que não vingaram...mas mesmo assim colhe o fruto podre ou saudável. O presente é aonde deve plantar boas coisas, porque só assim suas sementes serão lançadas para um novo tempo, uma nova década, um novo futuro.

Há aqueles que se preocupam demais com o amanhã e sobrevivem, sem "viver" o hoje...esquecem quão boa a vida pode ser, e deixam passar sem querer momentos incríveis sem ver, momentos que devem ser lembrados com prazer, mas que infelizmente passam sem ser notados. E há aqueles que não conseguem se desapegar do ontem. Acredite, o passado nunca mais será o mesmo, e o futuro jamais será como imagina, então pare de se prestar ao papel do desgaste e da decepção e não perca mais tempo tentando controlar o que não cabe a nós fazer!

Viva o hoje, que no fim...é a única coisa que realmente importa!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Assinado: Eu



Há dias em que passo horas imaginando como as coisas puderam chegar a esse ponto...como permiti que destruíssemos algo tão belo e divino como este sentimento puro e delicado. Onde foi que errei? Se foi que errei.

Não sei se tive culpa ou se as coisas aconteceram como deveriam, mas se foi certo o destino, por que este sentimento insiste em me perseguir por onde quer que eu vá ? Ele simplesmente não se cansa de fazer parte de quem sou, e por vezes me abandona no peito da solidão sem consolo...tão só.

Acredite, aprendi da forma mais dura e cruel possível que amor não é tudo! Dói dizer, arranca-me do peito o coração sangrando ao lembrar, e por mais que eu tente me convencer do contrário, sou obrigada a me render aos gritos e com nó na garganta a essa triste verdade...afinal, para alguns, ser amado não basta!

Dei-lhe todo amor que em mim habitava, acredite de coração na sinceridade de minhas palavras. Me esgotei de todas as maneiras, e agora sou apenas vazio...por dentro só existe ar...vento...frio.

Magoei por falta de amor, mas nunca o fiz por maldade ou por querer, o fiz porque sugaste todas as minhas energias e desejo de amar. Descontei em terceiros, o rancor que deixou a me acompanhar quando me mandou embora. Não suporto em meu vocabulário este sentimento devastador e cruel.

Entendi que o amor cura, mas também destrói, e dessa história sai completamente destruída, arrasada e vencida pelo cansaço. Sai sozinha!

Um conselho? Fique com meu coração, pise, cuspa e parta ao meio se assim desejar, já não faço questão de tê-lo junto a mim. Não amarei mais, e assim roubo-lhe sem querer toda utilidade!

Só peço que não se esqueça, e espero que não se arrependa...eu te amei de verdade!