Pensadores

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." (Mário Quintana)

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida." (Clarice Lispector)

Aprendi a aceitar minhas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de um criança. (Shakespeare)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bullying!



O que é Bullying?

"Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato."


Você já sofreu algum tipo de bullying?

Vou contar a minha história.

Pra quem não sabe, me chamo Silvana, e tenho 19 anos. Sou uma jovem que procura hoje, aprender com os erros e as dificuldades. Mas nem sempre fui tão forte assim.

A um tempo, menos de um ano, eu sofri muito por causa de bullying. Em qualquer lugar que fosse, as pessoas comentavam como eu havia engordado. Até mesmo minhas amigas "brincavam" que eu estava gorda, me chamando de apelidos ofensivos como "baleia". Elas não sabiam, mas aquilo doeu demais. Eu entrei em depressão, parei de comer, cheguei a passar 3 dias inteiros sem comer absolutamente NADA. Desmaiava com frequência de fraqueza, não sentia vontade de sair da cama, passava o dia inteiro deitava. Minhas notas caíram na escola, tive muitas notas vermelhas e comecei a perder peso. Emagreci aproximadamente 20 kg em dois meses. Isso mesmo, 20 QUILOS! Ia ao médico, pelas doenças cronicas causadas pela anorexia. Meu corpo ficava inteiro gelado e com o tempo, não sentia mais fome. Ou sentia, e meu estômago já estava acostumado com a dor. Desenvolvi doenças cronicas como dor de cabeça, gastrite e também tive problemas nos rins.

Muitas pessoas não sabem disso, eu me envergonho muito, mas a hora de falar sobre o bullying é agora, e para começar, vou contar o que passei por experiência própria.

Hoje eu me alimento muito mal. Pensa que depois do tempo que passou eu me recuperei ? Não. Na maioria das vezes que como, é como se eu estivesse fazendo a coisa mais errada do mundo. O peso na minha consciência é muito grande! Eu preciso de tratamento psicológico. Afinal, não foi só meu corpo físico que ficou afetado com essa "brincadeira" das pessoas de colocarem apelidos. Nunca comia, e quando comia, ia pro banheiro logo em seguida!

Você pode não se dar conta, mas a sua atitude pode mudar completamente a vida de outra pessoa.
Você acha engraçado uma garota passar dias sem comer porque as pessoas acham que ela está gorda?
Você acha engraçado induzir alguém a depressão por brincadeira como destruir o psicológico dela?
Você acha engraçado um jovem passar a vida inteira sofrendo agressões físicas e verbais, e de repente ter um surto psicótico e matar uma escola inteira, e ainda se matar ?

Nada disso é engraçado. Você, quando pratica o bullying, muda completamente a vida de uma pessoa, e talvez mude para sempre, pois provavelmente esta pessoa nunca mais será a mesma.

Então pare e pense nas suas atitudes. A hora de falar sobre o bullying é agora. Fale você também!

2 comentários:

  1. Eu já sofri bullyng, por ser magra demais, eu chegava a chorar quando minhas colegas me chamavam de 'magrela', Olívia 'palito',aquilo me magoava profundamente, mas apesar de me magoar muito, nunca me prejudiquei por isso, graças a Deus sempre fui forte, e tentei e ainda tento,pensar sempre positivo, penso que é pura inveja delas e assim fico feliz comigo mesma e com meu corpo.Não fica assim não flor, você é linda e é uma amor de ser humano, todos queriam ser como você.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida. Fico muito feliz em saber que você passou por isso tudo com garra e raça! Mas hoje sei o quanto tenho pessoas que me amam exatamente como sou, e que não preciso agradar ninguém.

    ResponderExcluir