Pensadores

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." (Mário Quintana)

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida." (Clarice Lispector)

Aprendi a aceitar minhas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de um criança. (Shakespeare)

domingo, 23 de outubro de 2011

Decepção não mata, ensina a viver!



Decepção! Palavra forte, marcante e completamente frustrante...mas é a substância da qual a vida é feita, seria impossível fugir da decepção, seria desumano.

Há muitas maneiras de se decepcionar...pode ser o fim de um grande amor, de uma grande amizade, de uma verdade que até ontem era absoluta. Pode ser o fim de um sonho, de uma decisão, de uma ética, ou até mesmo uma ideia. São tantas as formas que encontramos para justificar a dor que sentimos quando nos decepcionamos, que se fosse falar sobre todas tornaria o texto prolixo e totalmente insignificante. Então, vamos falar sobre uma em especial, a mais comum, e a mais dolorosa pelo ponto de vista de alguns.

A decepção amorosa.

É muito doloroso perceber que quem amamos tem a capacidade de nos magoar...nos fazer sofrer, mas como sabemos, é inevitável causarmos dor pelo simples fato de sermos humanos. Estamos sujeito ao erro por característica, somos seres imperfeitos preparados e programados para errar a qualquer momento, e as vezes, as pessoas depositam uma confiança excessiva sobre nossos ombros esperando que não falhemos perante seus sonhos. Esperam o impossível.

A decepção não mata, ela ensina a viver. Ela te mostra que tanto você quanto o outro está na Terra para evoluir e aprender quais são seus próprios limites. Ela te ensina a não errar, ou pelo menos te faz não desejar o erro. E no meio de toda esta evolução, aprendemos a perdoar. Desenvolvemos o dom do perdão, o qual todos fomos privilegiados por Deus para carregar. Ele sempre soube que o perdão é o caminho.

É através do perdão que podemos recomeçar nossas vidas. É através do perdão que permitimos que recomecem. É através do perdão que nos livramos de toda culpa e dor por ter errado, ou por fazer errar. É preciso perdoar.

Nem sempre o recomeço que esperamos, é o recomeço que necessitamos. Você pode desejar recomeçar um antigo relacionamento. Recomeçar um amor adormecido. Recomeçar uma guerra. Mas o principal recomeço é a retomada da vida. Quando você pega as rédeas dos seus sentimentos, os controla e recomeça a vida, do zero! É preciso amor próprio e muita dedicação para não se perder ao longo de uma separação... uma encruzilhada. O medo de dias sombrios é grande, mas é necessário muita convicção e esperança de que tudo vai dar certo.

Então quando estiver perdido sobre a névoa carregada pela chuva e pelo medo, lembre-se, recomeçar é tudo, mesmo que o recomeço não seja o desejado!

Um comentário:

  1. Perfeito, lindo, aconchegante. Sabia que teria palavras corretas e de ânimo. Atingiu esse seu velho amigo em cheio, trazendo mais alegria a minha pequena vida. Conciso e preciso cada palavra absorvi como energias necessárias para minha revitalização. Tem dom da palavra minha amiga. Tem dom de encantar as pessoas e cantar a vida como a harmonia de um grande mestre pintor. Parabéns e obrigado por esse presente. E continue. Não pare. Nós precisamos de você.

    ResponderExcluir