Pensadores

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." (Mário Quintana)

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida." (Clarice Lispector)

Aprendi a aceitar minhas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de um criança. (Shakespeare)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Verdadeira Saudade!



Saudade... uma palavra marcante de acordo com as sircunstâncias. Meio confusa e evasiva, mas claramente sentida. Traz consigo o pezar e a tristeza, mas acompanhados pela leveza da felicidade de momentos especiais de ternura e transparência. Traz também, bem lá no fundo da alma, algumas certezas, as vezes de um futuro próximo e até mesmo de um passado distante, marcante, carregado pela palavra e seu significado...saudade.

Este simples sentimento capaz de despertar os mais furiosos vulcões no coração humano, capaz de acalmar nossos mares revoltos, e nos guiar para águas tranquilas e cristalinas de um sentimento profundo.

Também é incrivelmente devastador na nossa injusta angústia e descontrolada. Nos leva do céu ao inferno em questões de segundos...até mesmo milésimos. Desperta-nos para sentimentos, que até então eram completamente desconhecidos.

Ah saudade... o querer bem daquele que está distante desejando estar perto. É a luxuria insatisfeita e incessantemente desejada. É o temos da perda, e mais ainda da remota, mas existente, possibilidade de não volta.

No final, a saudade dispensa qualquer tipo de mediocridade e se lança sem vacilar aos extremos da paixão, no céu dos amores fantasiosos e ao inferno dos escravos dos amores reais. Ela é, sem a menor sombra de dúvidas, o sentimento mais real, completo e tocável que o ser humano já experimentou e pode vir a experimentar.

Esta sim, é a verdadeira saudade!

Um comentário:

  1. " Tomara
    Que você volte depressa
    Que você não se despeça
    Nunca mais do meu carinho
    E chore, se arrependa
    E pense muito
    Que é melhor se sofrer junto
    Que viver feliz sozinho

    Tomara
    ... Que a tristeza te convença
    Que a saudade não compensa
    E que a ausência não dá paz
    E o verdadeiro amor de quem se ama
    Tece a mesma antiga trama
    Que não se desfaz

    E a coisa mais divina
    Que há no mundo
    É viver cada segundo
    Como nunca mais ... "

    Vinícius de Moraes.

    ResponderExcluir