Pensadores

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." (Mário Quintana)

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida." (Clarice Lispector)

Aprendi a aceitar minhas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de um criança. (Shakespeare)

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cidadão Brasileiro ?!

"Ideologia, eu quero uma pra viver!"


A palavra "cidadão" propriamente dita, significa em sua definição mais simples: "aquele que está integrado na vida política da cidade". Em contrapartida, "cidadania" é o conjunto de direitos e liberdades políticas, sociais e econômicas. Se exercer a cidadania, é a forma de fazer valer os direitos garantidos, exigir a observância dos direitos e zelar para que não sejam desrespeitados pelos opressores, me pergunto se de fato o povo brasileiro tem merecido ser chamado de "cidadão".

Já parou pra pensar nos seus direitos?

Recebemos milhares de direitos estabelecidos por lei, e por ignorância ou total falta de interesse, nos deixamos enganar por um bando de políticos aproveitadores, facilmente comparados a baratas, por provocar em mim tamanha repugnância.

Hoje habitamos um país livre, e muitos não sabem aproveitar essa liberdade!

No nosso país existe a liberdade de expressão, mas muitos perdem tempo demais sendo manipulados pelas emissoras de TV, e utilizando de maneira imprópria, as oportunidades tridimensionais que a internet nos possibilita.

Me impressiona os filmes sobre a ditadura militar no Brasil... as prisões, a censura a imprensa, as torturas, e principalmente as injustiças! Aquelas pessoas sofreram por uma causa nobre. Muitos perderam a vida por uma guerra silenciosa pelos direitos do cidadão. Mesmo quando foi abolida a liberdade de expressão, eles foram libertos pela sabedoria e pelo conhecimento...tinham consciência, e se arriscaram para acordar o povo que dormia um sono profundo. Eles lutaram e morreram por nós!

Hoje essa massificação da televisão cega todos de tal maneira, que se torna inacreditável tamanha facilidade com que nossas mentes se corrompem!

Não digo "ninguém", porque generalizar causaria polêmica demais, e por incrível que pareça, ainda existem aqueles que lutam pelos seus direitos. Mas a maioria dos brasileiros se acostumou, se acomodou a esta vidinha medíocre e miserável, e não faz nada para melhorar suas condições de vida. Não faz nada para acabar com a corrupção que nos matam com tantos impostos, e nos dá em troca toda esta miséria!

Irônico não acha? Olhando por este ângulo, é como se aquelas pessoas conscientes que lutaram pelo bem de todos, tivessem morrido em vão!!!

Um comentário:

  1. Parabénss Prima, gostei muito desse seu texto reprisa muito bem o nosso "Hoje", acredito tambem que muitos estão corrompidos pela mídia e outros veiculo de comunicação.
    Sobre você? Espero que continue assim expressando o sentimento e falando sempre os fatos reais de nossa vida.
    PARABÉNSS!

    ResponderExcluir