Preconceito= pré-conceito=pré-julgamento.
O preconceito é o pré julgamento que você faz de determinada pessoa ou situação. Atitude preconceituosa é aquela que te faz crer ser melhor do que alguém por cor, língua, nacionalidade, opção sexual, opinião, conceito, personalidade, vida...
Por que as pessoas são assim?
Não consigo entender, como em pleno século XXI ainda existem aqueles que acreditam que cada um é melhor que o outro. Quando será que estes enxergaram que ninguém é melhor ou pior? Que somos todos iguais? Quando?
O que te faz crer que és melhor que o outro só porque é branco ou negro? Porque por incrível que pareça, o preconceito existem entre ambas as cores.
O que te faz crer que és mais digno porque é heterosexual?
São questionamentos que me faço todos os dias. Eu não consigo entender porque diante tantas mudanças e evolução, o ser humano continua no mesmo nível de amadurecimento que a 100 anos atrás, quando afirmavam a vergonhosa certeza que o branco era homem, e o negro animal. Quando essas pessoas atrasadas e mesquinhas se darão conta que a pessoa não se faz pela cor da pele, a personalidade ou a opção sexual. Deve-se olhar para suas atitudes, caráter, generosidade... é disto que o ser humano é feito.
O racismo não só é ridículo, como também é crime. E se torna ainda pior, quando racistas são os brasileiros, estes quais são nascidos de uma mistura de cor, cultura e povos. Brancos e negros, ricos e pobres, italianos e africanos... Somos mestiços, e isso não nos faz inferior nem superior a alguém. Somos frutos de uma mesma mistura, uma mesma raça. Não me refiro a raça negra, branca, ou mesmo amarela...não existem raças deste tipo, digo a raça humana.
Deixe o preconceito de lado. Você não é melhor que ninguém, e este sentimento não prejudicará apenas a você, mas principalmente alguém que estará sofrendo por ser vítima deste preconceito estúpido e banal. Coloque a mão na consciência, pense. Somos todos iguais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário