Pensadores

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." (Mário Quintana)

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida." (Clarice Lispector)

Aprendi a aceitar minhas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de um criança. (Shakespeare)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Por quê mentir?

Eu sempre me pergunto porque as pessoas mentem.
As vezes acredito que seja por conveniência. Outras acredito que a verdadeira razão vai bem além, se é que se pode nomear a razão de uma mentira por verdade.
Na verdade, depois de tanto quebra-cabeça, começo acreditar na hipótese de que não haja razão alguma para a mentira alheia.
Arrumar uma razão seria a súbita e estupenda tentativa de justificar a mentira. Seria como modificar e fantasiar a mentira até que esta por milagre ou teimosia se tornasse verdade. Seria mais uma tentativa em vão de prolongar a mentira falha.
As pessoas mentem por um castelo de subterfúgios e "verdades" mal contadas.
Começo acreditar que estes tem razão. Afinal, quem ordenou o ataque terrorista das Torres Gêmeas? Bush ou Bin Laden ?
É isso que quero dizer quando comento o castelo de cartas mentirosas em cima do qual a história se formou!

Um comentário:

  1. Minerva,



    A mentira tem várias camadas, que começam pelo "preferir não ver"/ "desvios calculado do olhar" [preferir não saber que a própria filha seja abusada pelo marido, por exemplo...], até a mentira institucionalizada, como associar álcool ao esporte, na propaganda, ou assumir a causa de um homicida, falseando dados óbvios, no caso de advogados de criminosos ricos... Entonces, vemos que as faces da mentira são múltiplas, incluem o "ensinar aquilo em que não se acredita" [como nas falsificações dos relatos históricos"], e com a conivência dos que optam por "fingir acreditar". Isso é um jogo social amplo, onde quase não há inocentes. Há exceções... Boicotar o mentiroso seria o começo de uma ação para isolá-lo... [exemplo: o desviador de verbas públicas não encontrar advogado que lhe defenda a má causa...], o leite adulterado [já vimos essa história] não encontrar compradores, o laboratório farmacêutico que foi pego com remédio adulterado encontrar maciço boicote às suas marcas, em favor de outros laboratórios, o banco/ telefonia/provedor que mente ou te atende mal ser trocado por um outro, imediatamente. A mãe que souber do abuso infantil, entregar o próprio marido [ou irmão, ou quem quer que seja]. Nossa realidade ainda não é esta. Este seria um outro patamar de manejo da mentira institucional/ familiar.






    Um beijo.

    ResponderExcluir