Pensadores

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." (Mário Quintana)

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida." (Clarice Lispector)

Aprendi a aceitar minhas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de um criança. (Shakespeare)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Demasiado Humano.



Algumas pessoas me denominam como distraída... desligada. Acham que estou sempre no mundo da lua, mas meu verdadeiro "eu" ultrapassa todas as barreiras de suposições e imaginação fértil...nem mesmo eu me conheço.

Tenho dedicado a vida me conhecendo, e conhecendo também esta espécie curiosa e confusa, a qual pertenço.

Percebi ao desenvolver da minha observação, que o ser humano é uma criatura extraordinária, pela sua capacidade inimaginável de nos surpreender com suas incríveis descobertas, criações e atitudes. Mas é sempre muito difícil prever para que lado essas conquistas nos carregam...as vezes pro lado bom...e as vezes pro lado ruim.

Outro detalhe significante sobre esta criatura, é que são extremamente exagerados...e como aprendemos em filosofia; o exagero beira o vício...um profundo abismo.

Foi deste exagero que nasceu o caos, pelo excesso de liberdade a quem não soube utilizá-la; o holocausto, pelo excesso de loucura; a ditadura, pelo excesso de poder centralizado; a guerra, pelo excesso de armas e a cede por mais poder; o crime, pelo excesso de desigualdade social e injustiça; o neonazismo, pelo excesso de preconceitos e lembranças de idiotas que marcaram a história com matança e crueldade...

Entre essas e outras, todo vício trouxe consequências, as quais afetaram demasiadamente os seres humanos. "Aqui se faz, aqui se paga"...lembra deste ditado ?

Colhemos no futuro, a plantação do passado. Reclamamos diariamente sobre tudo o que passamos e sofremos, sem lembrarmos que escolhemos isso, mesmo que indiretamente. Não foi eu, nem você...foi a nossa espécie.

Destruímos tudo o que temos por querê-la em demasia. Um exemplo?! Observe e reflita sobre a situação em que nosso planeta se encontra...Dividido entre povos insaciáveis que não saber conservar o coletivo.

Somos um bando de viciados pagando por nossos erros e vícios...Este é o preço do exagero, da demasia, do nosso desejo por sempre mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário