Pensadores

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." (Mário Quintana)

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida." (Clarice Lispector)

Aprendi a aceitar minhas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de um criança. (Shakespeare)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Consciência.


O que é consciência afinal?

Muitos acreditam que consciência é a voz que vem do coração, outros dizem que é nosso instinto dizendo-nos o que devemos fazer para sairmos determinadas situações, mas se consciência é aquela que nos livra do incorreto, do injusto, do indigno, não deve ser instinto, aquela sensação egoísta que temos quando precisamos livrar nossa pele.

Há aqueles que, assim como eu, tem uma visão diferente a respeito da consciência.

Eu acredito em Deus, mas não na religião. Na minha opinião Deus é um espírito bom que nos guia nos momentos de indecisão, nos livra de todo mal, quando este mal não nos faz crescer humano e espiritualmente, nos fortalece nos momentos de fraqueza, nos ajuda nos momentos difíceis. É nisso que acredito, não naquela doutrina cheia de rótulos e sacrifícios. Acredito no sacrifício que Jesus fez por mim, e em sacrifícios que tenho que fazer por quem amo, não em sacrificar determinada felicidade por fugir da concordância alheia. Deus habita em nossos corações, e a consciência, é sua voz nos dizendo quando somos errados, quando estamos errando, e quando somos vítimas do erro.

A consciência nos guia a verdade, e esta é uma das coisas que está em falta no mundo hoje em dia. A verdade, aquela que deveria ser um dos maiores objetivos do homem para um mundo melhor, mais saudável, mais digno... está em extinção, por escolha própria e exclusiva do ser humano. Então quando você passa por uma situação difícil, a qual passa por ter mentido, enganado, errado no passado, não pode reclamar, pois você teve escolha, você escolheu isso, escolheu entre a verdade e a mentira, o bem e o mal. Você tem escolha sobre tudo, mas muitas vezes escolhe o caminho errado pra trilhar, e quando a conseqüência bate a sua porta você sempre escuta a voz da consciência te lembrando que você se induziu a isto, você errou, você mentiu, e o que passa é apenas fruto das suas escolhas.

Então ouça a voz da sua consciência...ela te guiará pelo caminho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário