Pensadores

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." (Mário Quintana)

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida." (Clarice Lispector)

Aprendi a aceitar minhas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de um criança. (Shakespeare)

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Perdão.

"Perdão não muda o passado, mas engrandece o futuro". 


Perdão...o tipo mais sincero de se pedir desculpas. É como se fosse um "adeus", que por sua vez é a maneira mais triste de se dizer tchau, com o pesar em ir, e a promessa de não voltar.

Uma pessoa querida pediu que eu falasse sobre o perdão, então parei pra pensar...

Eu não tenho exercido muito o perdão ultimamente, acho que é minha falta de fé em determinadas coisas ou pessoas, mas reconheço que estou errando, pois perdoar é um dos atos mais bonitos que o ser humano pode praticar.Talvez, o mais lindo depois de amar.

O perdão é necessário para que a humanidade seja mais..."humana". É preciso perdoar para que se possa seguir a diante na jornada da vida. É preciso perdoar para que se deixe o peso do mundo, para que o próprio mundo flutue no universo.
É preciso perdoar...

O que é mais difícil ? Perdoar, ou pedir perdão ?

Esta é uma das perguntas que me faço todos os dias. Infelizmente não tenho a resposta.

Ao longo da vida passamos por situações que machucam o coração, o espírito... a alma. É como prego na madeira. Você prega, e quando retira o prego o buraco ainda está lá.

Quando alguém te magoa, ela martela um prego no seu coração bem lá no fundo, e aquilo dói. Dói tanto que as vezes pensamos que a dor atravessa as barreiras do sentimento e alcança nosso corpo físico, mas quando perdoamos, o prego é retirado. O buraco continua lá, mas com o perdão abrimos aquele espaço pra que ele seja preenchido com outros sentimentos, outras emoções, e se cicatrize aos poucos.

O perdão não irá mudar o passado, nada muda....mas quando se perdoa, você se dá a chance de recomeçar, e permite que o outro também recomece. É como se com um ato só, estivesse tirando o peso que os dois carregam pelo sofrimento. Você muda completamente a sua vida, e a dele.

Não digo que perdoar é fácil, de maneira alguma. Eu mesma não perdoo a muito tempo, mas vou mudando aos poucos, crescendo espiritualmente. Com certeza, com muito prática conseguirei esta dádiva.

É praticando que se consegue tornar mais fácil perdoar, e quando falo em "perdão", falo em sinceridade, não aquela desculpa superficial que se dá e depois fica se remoendo sozinho aquela raiva, aquele rancor...aquela mágoa.

Nada na vida é fácil, mas você a torna mais tranquila quando perdoa, e si perdoa também. Então pratique o perdão, ele só te fará uma pessoa melhor futuramente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário