Pensadores

"Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não leem." (Mário Quintana)

"Eu escrevo como se fosse para salvar a vida de alguém. Provavelmente a minha própria vida." (Clarice Lispector)

Aprendi a aceitar minhas derrotas com a cabeça erguida e os olhos adiantes, com a graça de um adulto e não com a tristeza de um criança. (Shakespeare)

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Ordem para os pobres e progresso para os ricos!



Estive pensando sobre alguns fatos, e cheguei a algumas conclusões...

Na ultima década, o índice de desigualdade social do nosso país caiu consideravelmente, mas não o suficiente para tirá-lo da lista de países onde a desigualdade social bate recorde mundial.

Mesmo com o crescimento e desenvolvimento do país, continuamos naquela velha e conhecida ladainha..."O rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre!".

Os sinais são gritantes... todo brasileiro tem plena consciência de que a educação é o futuro da nação, todos nós sabemos que para se conquistar um lugar ao sol, é necessário estudo e um diploma de curso superior, e é exatamente por este conhecimento, que se tornou público nos últimos anos, que o governo está se mobilizando construindo novas universidades federais e espalhando Campus por todo Brasil. Não parece ótimo ? Pois é...PARECE!

De que adianta construir universidades públicas, se as próprias escolas públicas não preparam os alunos para passar no vestibular dessas faculdades? Se eu bem me lembro, a qualidade do ensino das escolas públicas é péssima...qualquer ser humano que já estudou nessas instituições sabe bem do que estou falando. Sabe aqueles comerciais que vemos sobre como a qualidade do ensino no Brasil tem crescido ? Não passa de propagando enganosa. O que acontece é que eles mandam provas do estado cada vez mais fáceis, assim é simplesmente impossível de QUALQUER aluno tirar nota baixa, e colocam um número altíssimo nas propagandas. Isso é patético! As escolas particulares, por outro lado, preparam seus alunos para os vestibulares dessas faculdades de alto nível e pouco acesso. Afinal, o nome já diz tudo; escola "particular".

Na minha opinião, o governo deveria investir primeiramente nas escolas públicas, na melhoria de ensino e condições de trabalho dos professores. Depois, pensar nesses projetos maiores e na construção de universidades federais. Nós pagamos impostos absurdos pra que? Melhoria do nosso país, certo ? Enquanto isso, eles pegam o nosso dinheiro ( o que não é roubado, é claro) e construem inúmeras universidades de pouco acesso para classe pobre do país. Isso me parece uma maneira muito sutil de aumentar ainda mais a desigualdade social neste país, pois é óbvio que o rico irá enriquecer cada vez mais, e o pobre empobrecer ainda mais!

Eu sei que nos dias de hoje só não estuda quem não quer, pois existem inúmeros recursos para se fazer um curso superior... mas não me parece justo a maneira como o nosso dinheiro está sendo administrado.

"O povo tem o que merece." Foi você quem elegeu quem administra seu país e seu dinheiro!

Pense nisso!

Um comentário:

  1. Boaa Prima, concordo Plenamente com o que você diz, investimento pros ricos que eles estão fazendo e não pros pobres. Primeiramente tinham que investir no ensino público.

    ResponderExcluir